domingo, 5 de abril de 2015

ESPÉCIES DO CERRADO MINEIRO







Cagaita(Eugenia dysenterica),pertence à família Myrtaceae,.Árvore hermafrodita de até 10 m de altura, copa compacta e avermelhada quando com predominância de folhas jovens. Tronco com casca de cor castanho acinzentada, com fissuras longitudinais e cristas sinuosas e descontínuas, veios castanhos. e é um fruto típico do cerrado brasileiro, sendo mais encontrado nos estados de Goiás, Minas Gerais e Bahia, em cerrados e cerradões. Floresce nos meses de agosto e setembro,frutifica nos meses de setembro e outubro.Seus frutos são suculentos e consumidos ao natural ou em forma de geleias, sucos, licores, doces e sorvetes. Com sabor acidulado, merecem certa atenção quanto à quantidade ingerida. Os frutos maduros que caem das árvores e ficam expostos ao sol sofrem fermentação e, se consumidos em excesso, causam efeito laxante, o que justifica o nome popular e o nome científico.
Folhas simples, opostas, glabras (sem pêlos), de margem lisa . Flores isoladas ou reunidas em peuenos fascículos, partindo nas axilas foliares.


Fruto é uma baga de 2-3 cm de diâmetro, amarelo quando maduro, com 1-4 sementes, normalmente com remanescente do cálice floral seco.

.


Fonte:blog Plantas do cerrado e wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário