ESTE BLOG FOI CRIADO COM O OBJETIVO DE RELACIONAR PESSOAS QUE SÃO ADEPTAS AO PAISAGISMO, QUE AMAM A NATUREZA E SE INTERESSAM PELA PRESERVAÇÃO DA MESMA. TAMBÉM TEM O OBJETIVO DE ORIENTAR ATRAVÉS DE NOSSOS CONHECIMENTOS TÉCNICOS E DIVULGAR A NOSSA DISPONIBILIDADE PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. QUE AS NOSSAS RELAÇÕES SEJAM OTIMISTAS, PRODUTIVAS E SATISFATÓRIAS. OBRIGADO POR NOS VISITAR OU SEGUIR. SEJA BEM VINDO!
quarta-feira, 1 de julho de 2015
ESPÉCIES DO CERRADO MINEIRO.
Stryphnodendron adstringens-(Barbatimão,chorãozinho-roxo)
Planta decídua,heliófita,pioneira e seletiva xerófila da família fabaceae (Leguminosae),característica de formações abertas.
Altura de 4-5m,com tronco de 20-30 cm de diâmetro,revestido por casca com ritidoma suberoso,escamoso,por vezes com cristas agudas.
Folhas alternas,compostas bipinadas,com 5-8 jugas;folíolos em número de 6-8 pares por Pina,largamente elípticos a subglobosos,subcoriáceos e coriáceos.
Apresenta nítida preferência por solos arenosos e de drenagem rápida.
Madeira pesada,dura,com fibras muito reversas.
Floresce a partir de meados de setembro,prolongando-se até o final de novembro.Os frutos amadurecem em julho-setembro.
Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea.
Colocar as sementes para germinar,logo que colhidas em recipientes com substrato organo-arenoso e mantidas em ambiente semi sombreado.
O desenvolvimento das mudas é lento,levando de 10 a 11 meses para estarem prontas para o plantio definitivo.
As cascas do caule atribui-se ação adstringente e anti-séptica, sendo usadas na forma de decocto, por via oral, em casos de blenorreia, hemorragias, úlceras e uretrites,10 externamente pode ser usada no tratamento de feridas ulcerosas e pele oleosa11 Por sua propriedade adstringente e estíptica, a planta é conhecida como "casca da virgindade" sendo seu chá muito procurado e usado por prostitutas.
FONTES:Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil.
Google imagens.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário