ESTE BLOG FOI CRIADO COM O OBJETIVO DE RELACIONAR PESSOAS QUE SÃO ADEPTAS AO PAISAGISMO, QUE AMAM A NATUREZA E SE INTERESSAM PELA PRESERVAÇÃO DA MESMA. TAMBÉM TEM O OBJETIVO DE ORIENTAR ATRAVÉS DE NOSSOS CONHECIMENTOS TÉCNICOS E DIVULGAR A NOSSA DISPONIBILIDADE PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. QUE AS NOSSAS RELAÇÕES SEJAM OTIMISTAS, PRODUTIVAS E SATISFATÓRIAS. OBRIGADO POR NOS VISITAR OU SEGUIR. SEJA BEM VINDO!
quinta-feira, 23 de abril de 2015
ESPÉCIES DO CERRADO MINEIRO
Jacarandá Paulista ( Machaerium villosum ) Altura de 20-30 m,dotada de copa mais ou menos globosa,com tronco de 50-80 cm de diâmetro,revestido por casca pardecenta com ritidoma escamoso.Folhas alternas espiraladas,estipuladas,compostas pinadas,de 20-30 cm de comprimento,apresentando 17-23 folíolos elípticos a lanceolados ,vilosos em ambas as faces,com venação eucamptódroma proeminente na face abaxial e nervuras primárias e secundárias imersas na face adaxial, de 6- 10 cm de comprimento por 2=3 cm de largura.Inflorescências em panículas axilares,com flores esbranquiçadas,zigomorfas e diclamídeas,de corola dialipétala com prefloração imbricada.Ocorre em Minas Gerais,São Paulo e Paraná,principalmente na floresta semidecídua de altitude.Madeira moderadamente pesada(densidade 0,85 g ).Planta perenifólia ou semidecídua,heliófita.Ocorre em topos de morros ou encostas.Floresce de outubro a dezembro.Os frutos amadurecem em agosto -setembro.
quinta-feira, 16 de abril de 2015
ESPÉCIES DO CERRADO MINEIRO.
Camboatá,camboatã ( Cupania vernalis cambess). Altura de 10-22 m com tronco de 50-70 cm de diâmetro .Folhas alternadas espiraladas,compostas,pinadas,com 10-18 folíolos oblongos,dotados de margens serreadas.Flores amareladas ,pouco vistosas.Frutos do tipo cápsula,sulcados.Espécie semidecídua,heliófita e seletiva higrófita,característica da floresta semidecídua de altitude e de mata pluvial atlântica.Ocorre tanto no interior de matas primárias como em todos os estágios das formações secundárias.Madeira moderadamente pesada ( densidade 0,65 g/cm 3),compacta.Floresce durante os meses de Março-Maio.Maturação dos frutos de setembro até Novembro.
Fonte:Manual De Identificação e Cultivo De Plantas Arbóreas Nativas Do Brasil.
quinta-feira, 9 de abril de 2015
LONGAN
Longan(Dimocarpus longan) é uma frutífera da família das Sapindáceas de origem asiática,mais especificamente da China e Tailândia. O longan prefere regiões com inverno bem definido,mais desenvolve-se nos mais variados tipos de clima.É indicado optar por mudas produzidas por enxertia ou alporque,que dão os primeiros frutos em cerca de quatro anos.
A espécie não é exigente em termos de solo.No entanto,um substrato bem drenado e rico em matéria orgânica ajuda a crescer rapidamente.Frutifica de fevereiro a março.
Altura máxima; de 8 a 18 m .
Luz; Sol pleno.
Clima; Tropical e subtropical.
Propagação; mudas produzidas por enxertia ou alporquia.
quarta-feira, 8 de abril de 2015
PROJETANDO JARDINS ROCHOSOS.
Os jardins rochosos têm características parecidas com jardins mediterrâneos porém,os jardins rochosos se difere pelo uso de pedras endêmicas do local onde esta sendo feito.podendo ser em terrenos planos ou em declives.O uso de rochas mesclando com plantas da um resultado espetacular no jardim.Não inclua árvores no projeto pelo fato de,nos jardins rochoso ,usar areia na com posição do solo fazendo com que a muda fique com estabilidade comprometida.
Em terrenos de declive é possível realizar a confecção de patamares, com pedras ou gabiões, adicionando terra para nivelar e cultivar.
Poderão ser incluídos arbustos de pouca altura, herbáceas diversas de pequeno e médio porte, plantas rasteiras para forrações. Plantas rasteiras e alguns tipos de capins ornamentais ajudam a erosão,contendo o solo.
segunda-feira, 6 de abril de 2015
ESPÉCIES DO CERRADO MINEIRO
Ipê roxo (Handroantus avellanedae) da família das bignoniaceae. altura de 20-35m,com tronco ereto e cilíndrico de 60-80 cm de diâmetro.Madeira pesada (densidade 1,03 g/cm.Floresce de junho a agosto com a planta quase totalmente despida de sua folhagem.Os frutos amadurescem de agosto a novembro.
Produção de mudas-Colocar as sementes para germinação ,logo que colhidas ,em canteiros de semeadura ou diretamente em recipientes individuais contendo substrato argiloso.A emergência ocorre de 6-12 dias e a taxa de germinação é superior a 80%.
Fonte;Manual de identificação de árvores brasileiras. vol.01
PROJETE SEU JARDIM
PROJETOS, FORMAÇÃO E MANUTENÇÃO DE JARDINS.
Emails para contato: lcppaisagismo@yahoo.com /// lcppaisagismo@gmail.com
Celular: (31) 8796 - 8195
Atendemos Belo Horizonte e toda a região metropolitana
(Contagem, Ibirité, Sarzedo, Betim, Nova Lima, Esmeraldas, entre outras).
domingo, 5 de abril de 2015
COMPOSTAGEM
A compostagem ,além de ser uma prática sustentável é uma técnica milenar, praticada pelos chineses há mais de cinco mil anos. Nada muito diferente do que natureza faz há bilhões de anos desde que surgiram os primeiros microorganismos decompositores. trás boms resultados ás suas plantações através do aproveitamento de cascas de verduras e frutas,cascas de ovos,borra de café,folhas secas e etc.
É possível ultilizar todos estes ingredientes para fazer uma compostagem que,pode ser feita no quintal da sua casa ou sítio.Além de diminuir o aparescimento de ervas daninhas em suas plantações,pricipalmente em jardins e agrega matéria orgânica ao solo.
Após a formação da pilha inicial, começa a proliferação dos microrganismos. Inicialmente, na fase mesófila, predominam bactérias e fungos mesófilos produtores de ácidos; com a elevação da temperatura, aproximando-se da fase termófila, a população predominante será de actinomicetes, bactérias e fungos termófilos. O aumento da temperatura nesta fase (podendo superar 70°C) é influenciado pela maior disponibilidade de oxigênio, promovida pelo revolvimento da pilha inicial. Passada a fase termófila, o composto vai perdendo calor e retomando a fase mesófila, porém, com outra composição química e aspecto mais escurecido. Esta tomando a segunda fase mesófila, mais longa, é acompanhada pela diminuição da relação C/N abaixo de 20. Finalmente, com a fase criófila, em que a temperatura diminui, podem ser encontrados protozoários, nematóides, formigas, miriápodes, vermes e insetos.
A prática da compostagem pode reduzir em até 50% o volume de lixo produzido por uma família. Para o mundo, a compostagem é uma importante ferramenta na não sobrecarga de aterros sanitários, poluição do solo e recursos hídricos e é claro, na qualidade dos alimentos.
Outros benefícios indiretos são percebíveis, como a redução na emissão de CO2 dos veículos que seriam utilizados para transportar o lixo. Se produzimos 50% a menos com compostagem, precisamos de 50% menos caminhões de lixo nas ruas.
Fontes,wikipédia eblog doutor veit.
ESPÉCIES DO CERRADO MINEIRO
Cagaita(Eugenia dysenterica),pertence à família Myrtaceae,.Árvore hermafrodita de até 10 m de altura, copa compacta e avermelhada quando com predominância de folhas jovens. Tronco com casca de cor castanho acinzentada, com fissuras longitudinais e cristas sinuosas e descontínuas, veios castanhos. e é um fruto típico do cerrado brasileiro, sendo mais encontrado nos estados de Goiás, Minas Gerais e Bahia, em cerrados e cerradões. Floresce nos meses de agosto e setembro,frutifica nos meses de setembro e outubro.Seus frutos são suculentos e consumidos ao natural ou em forma de geleias, sucos, licores, doces e sorvetes. Com sabor acidulado, merecem certa atenção quanto à quantidade ingerida. Os frutos maduros que caem das árvores e ficam expostos ao sol sofrem fermentação e, se consumidos em excesso, causam efeito laxante, o que justifica o nome popular e o nome científico.
Folhas simples, opostas, glabras (sem pêlos), de margem lisa . Flores isoladas ou reunidas em peuenos fascículos, partindo nas axilas foliares.
Fruto é uma baga de 2-3 cm de diâmetro, amarelo quando maduro, com 1-4 sementes, normalmente com remanescente do cálice floral seco.
.
Fonte:blog Plantas do cerrado e wikipédia.
ALECRIM
O Alecrim(Rosmarinus officinalis), da família das Lamiáceas,nativo de regiões litorâneas do Mediterrâneo.o nome Rosmarinus,que em latim significa orvalho ,em alusão ao forte aroma que suas folhas exalam.Elas também são um dos principais temperos da culinária.Na cozinha,a erva vai bem com carnes de carneiro,frango e peixe.Em omeletes,seu sabor costuma surpreender.Trata se de um arbusto com porte de até 1,5m de altura,quando cultivado livremente.se plantado em vasos ou jardineiras ,seu crescimento é limitado e não ultrapassa 70 cm. Típico de clima subtropical árido,o alecrim também pode ser plantado em regiões tropicais,desde que receba cinco ou seis horas de sol pleno por dia.Não exige solo rico,más é imprescindível que ele seja bem drenado.Como não suporta água em excesso,a dica é regar só quando o substrato estiver bem seco.A cada dois anos é interessante fazer uma poda de dois terços da planta para renovar seu vigor e aspecto.propagação por sementes ou estaquia.
DASILÌRIO
O Dasilirio(Dasylirion acrotrichum)é uma planta suculenta nativa do México, mas especificamente das áreas desertas no Norte daquele país.Transformou-se em sensação estética de jardins secos, ou xerófitos, por resistir a tempos extremamente secos e não se intimidar nem com altas e baixas temperaturas – ela resiste ao calor de até 50º C do deserto a pleno sol ao frio quase polar de -6º C.desenvolve-se a partir de um tronco que na natureza se alonga e se curva como se fosse uma “minhoca”. As espécies usadas em paisagismo são condicionadas para manter esse núcleo pequeno e ereto para que as folhas se destaquem. Estas folhas verde-claras crescem em forma de roseta; são lanceoladas, finas e possuem espinhos em toda a sua extensão. Um ramo de dasilírios pode conter de 100 a 300 folhas, que podem atingir até 3 metros.
ESPÉCIES DO CERRADO MINEIRO.
O Murici ( Byrsonima crassifólia) é uma planta da família das Malpighiaceae, presente em toda América latina,existem cerca de 130 espécies de muricis .Seu nome significa árvore pequena de origen Tupi . As espécies existentes no Brasil podem ser encontradas numa larga faixa que contempla áreas da floresta Amazônica e nas regiões,Sudeste,Nordeste e Centro-Oeste.É um arbusto de forma pequena,geralmente formando touceiras ou isoladas,contendo raízes profundas(pivotantes).Suas folhas são opostas,pecioladas e coriáceas.As flores,de coloração amarelada.O fruto é drupa e amarelado esférico contendo sementes.Reproduz por sementes e nasce espontâneamente em campos,cerrados e tabuleiros arenosos do litoral.Seus frutos maduram de Fevereiro a maio.O fruto é rico em gorduras e de alto valor nutritivo.Origem:América tropical.
Modo de conservar : As raízes , as folhas e os frutos devem ser secos ao sol, em local ventilado e sem umidade. Armazenar emsacos de papel ou de pano, em separado.
Princípios Ativos: taninos, pigmentos, gorduras, fitosteróis.
Propriedades medicinais: Adstringente, protetor da mucosa intestinal.
Indicações: Diarréia, disenteria, infecções intestinal, afecção da boca e garganta (gengivite, amigdalite, faringite), hemorróida.
Modo de usar:
Diarréias; infecções intestinais; protetor da mucosa intestinal : em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sobremesa de folhas fatiadas e adicione água fervente. abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá, de 2 a 3 vezes ao dia, ou após cada evacuaçào.
Feridas de mau aspecto; chagas; afecçòes da boca e da garganta, gegigivites, amigdalites e farinjites : coloque 1 colher de sopa de raízes picadas em 1/2 litro de água em fervura. Desligue o fogo, espere esfriar e coe. Aplique no local afetado, com um chumaço de a;godào, de 2 a 3 vezes ao dia. No caso de afecções da boca e da garganta, faça gargarejos ou bochechos, 2 vezes ao dia.
Corrimento vaginal : coloque 1 colher de sopa de r'aízes picadas e 1 colher de sopa de folhas picadas em 1/2 litro de água em fervura. Deoxe ferver por 5 minutos, espere amornar e coe. Faça a higiene interna, em banho de assento ou ducha higiênica, de 2 a 3 vezes na semana.
Hemorróidas; fissuras anais : coloque 2 colheres de sopa de folhas picadas e 2 colheres de sopa de folhas picadas de tanchagem em 1'/2 litro de água. Ainda morno, faça banho de assento, com uma suave massagem no local afetado, de 2 a 3 vezes por semana.
Fontes:Adaptado do blog Plantas que curam e blog cerratinga.
sábado, 4 de abril de 2015
Assinar:
Postagens (Atom)