terça-feira, 30 de junho de 2015

FLORÍFERAS DE SOL PLENO

Papaver orientale L.(papoula-do-oriente)
Herbácea perene da família Papaveraceae,hirsuta,de 1,20-1,40m de altura,pouco ramificada,com hastes eretas ,originária da região mediterrânea e Ásia. Folhas pilosas.As hastes são semelhantes a pedúnculos florais longos. Flores vistosas,brilhantes,de pétalas vermelhas com mancha preta ou violácea na base,ás vezes alaranjadas ou rosa-claro,formadas durante a primavera. Planta variável,conta com inúmeras cultivares,cujos nomes latinos as caracterizam;'Album','Plenum','Grandiflorum','Imaculatum','Nanum'e'Semiplenum'. Cultiva-se em terra enriquecida e irrigadas periodicamente.Aprecia o frio,florescendo mais no Sul. Multiplica-se por sementes postas a germinar diretamente no local definitivo.

FLORÍFERAS DE SOL PLENO

Lilium longiflorum(lírio japonês,lírio trombeta)
Herbácea bulbosa,ereta da família Liliaceae,não ramificada,originária da china,com 0,40-1,20 m de altura. Folhas distribuídas ao longo da haste vertical,cerosas e espessas. Flores terminais ,em grupos de 2-4,grandes,branco-cerosas,em forma de trombeta,com aroma característico.São produzidas geralmente em outubro e novembro e comercializadas como flor de corte. Cultivada em canteiros bem estercados e permeáveis.irrigar periodicamente. reproduz por

FLORÍFERAS DE SOL PLENO

Sparaxis tricolor( íris,esparaxis)
Herbácea bulbífera ,ereta,entouceirada,originária da África do Sul,de 20-30 cm de altura,com florescimento vistoso. Inflorescências terminais ralas,de 6-12 flores vermelho-escuras com o centro amarelo,formadas no final do inverno e durante a prima vera. Aprecia climas frios,onde floresce mais intenssamente.Perde as folhas no verão,ocasião em que os bulbos devem ser retirados do solo para serem replantados. multiplica se por bulbos.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

FLORÍFERAS DE SOL PLENO.

Iris pseudacorus L (íris amarela,bandeira amarela)
Herbácea com rizoma róseo internamente,apresentando 1,0-1,30m de altura,originária da Europa ,Ásia Menor,sibéria e norte da África. Folhas laminares glabras . Inflorescências em hastes cilíndricas ,eretas,ramificadas,com espata abrigando diversas flores de cor amarelo-brilhante,formadas na primavera e início do verão. Deve ser cultivada principalmente em locais de alta umidade ,como beira de tanques,lagos,canais e margens de pequenos rios.Aprecia o frio. Multiplica-se por divisão de touceiras.

FLORIFERAS DE SOL PLENO.

Iris germanica L (íris barbado,flor de lis)
Grupo de herbáceas rizomatosas da família Iridaceae,perenes ,muito floríferas,provenientes da europa,de 30-60 cm de altura. Folhas longas, laminares,de cor verde-azulada e dispostas em leque.Ocorre a forma variegada com folhas de margens brancas muito ornamentais, porém menos floríferas. Inflorescências terminais ,ramificadas ,geralmente com duas flores ,de cores variadas,principalmente brancas e azuis nas variedades antigas,formadas na primavera e verão.As variedades modernas são híbridas. Cultivada em solos ricos em matéria orgânica,com boa drenagem e irrigados a intervalos. Adapta-se com maior facilidade em regiões de clima frio,onde o florescimento é mais intenso.

FLORÍFERAS DE SOL PLENO.

Ixia flexuosa-(íxia)
Herbácea bulbosa ,ereta,perene,florífera e ornamental,originária da África do Sul,de 40-60 cm de altura,com folhas laminares,delicadas e glabras. Inflorescências flexíveis,terminais,com 5-15 flores de brácteas arroxeadas e de pétalas róseas ou brancas com nervuras lilases . As flores só abrem em dia de sol,no final do inverno e são muito duráveis quando cortadas. Desenvolve em solo rico em matéria orgânica e irrigados a intervalos. Aprecia climas frios ,onde floresce mais intensamente. Multiplica se por bulbos.

ESPÉCIES DO CERRADO MINEIRO.

Luehea grandiflora-(ivitinga,açoita cavalo,mutamba preta)
Planta semidecídua,heliófita,seletiva xerófita da família das Malvaceae(antiga Tiliaceae). Mede de 3-17m de altura,com tronco de 30-50cm de diâmetro,revestido por casca com ritidoma sublenhoso e estriado. Folhas simples ,ovaladas a suborbiculares,de base arredondada e ápice agudo a acuminado.comprimento de 10-21 cm e 8,5-20cm de largura. Flores esbranquiçadas ,vistosas,diclamídeas,reunidas em racemos terminais e axilares. Frutos do tipo cápsula,ovalados,com tricomas estrelados ferrugíneos no epicarpo. Floresce durante os meses de maio-julho.A maturação dos frutos verifica-se em agosto- outubro.

EPÉCIES DO CERRADO MINEIRO.

Zanthoxylum riedelianum-(mamica de porca,tembetaíba)
Planta decídua,espinescente,heliófita,pioneira da família das Rutaceae. De 8-18 m de altura ,com tronco de 40-60 cm de diâmetro,revestido por casca amarelada com ritidoma suberoso e esparçamente aculeado. Folhas alternas espiraladas compostas imparipinadas ou paripinadas;folíolos em número de 4-6 pares,elípticos a oblongo-elípticos,de base aguda e ápice acuminado. Madeira moderadamente pesada resistente ao ataque de organismos xilófagos. Florece de maio-julho e os frutos amadurecem de outubro a dezembro.

terça-feira, 2 de junho de 2015

FLORÍFERAS DE SOL PLENO.

Dedaleira (Digitalis purpurea )-família das escrotulariáceas.
Herbácea bienal ou perene.caule ereto de até 1 metro de altura.Flores em densa espiga racemosa,pendente sobre um dos lados do caule.
Regar em intervalos variáveis.
Solo:Preferencia silicoso.








segunda-feira, 1 de junho de 2015

FLORÍFERAS DE SOL PLENO.

Lampranthus coccineus (onze horas africana).Família das mesembriantemáceas.
Pequena suculenta de caules prostados com 30 cm cada um deles.Folhas de secção triangular,cor verde-cinza,flores vermelhas,abundantes na primavera e verão.

Solo; Com alto teor de areia,drenado.
Cores: Rosa , branca e amarela.