terça-feira, 8 de setembro de 2015

SUSTENTABILIDADE.

Fazer a integração da natureza ao projeto da sua casa está difícil á cada dia.A pouca disponibilidade de espaços fazem surgir a necessidade do uso sustentável em nossos projetos. Com a finalidade de possibilitar a implantação da natureza em espaços reduzidos criamos os jardins e hortas em paredes e muros, para que você tenha o verde da natureza na sua paisagem. Chamamos esta criação de jardins verticais.Na utilização deste, você pode implantar as mais variadas ideias utilizando objetos descartados na natureza para compor um projeto paisagístico vertical. com isto definimos o uso da sustentabilidade em áreas internas.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

HORTALIÇA

Melissa officinalis (Melissa)
Planta da família Lamiáceas de origem mediterrânea. herbácea risomatosa,entouceirada,de folhas verdes-escuras. clima-subtropical luz-sol pleno rega a cada 2 dias Propaga-se por sementes e divisão de touceiras.

quinta-feira, 2 de julho de 2015

ESPÉCIES DO CERRADO MINEIRO

Kielmeyera coriacea (pau-santo-saco de boi)
Planta semidecídua ,heliófita,seletiva xerófila da família Clusiaceae(Guttiferae),característica do cerrado. Altura de 3-6m,dotada de copa pequena e rala,com tronco de 20-30 cm de diâmetro,revestido por casca muito suberosa de cor acinzentada. Folhas concentradas no ápice dos ramos,alternas e espiraladas,estreitamente ovaladas a elíptico-oblongas,coriáceas,glabras,latescentes,com margen de 10-16 cm de comprimento por 3-6 cm de largura. Flores grandes,actinomorfas,diclamídeas,de pétalas brancas e estames amarelos,reunidas em curtas panículas,mais comumente em racemos terminais. Os frutos são cápsulas triloculares,lenhosas,com sementes aladas. Madeira leve,mole,de tecido frouxo,de baixa durabilidade quando sujeito ás intempéries. Floresce durante os meses de novembro-janeiro.Os frutos amadurecem em setembro -outubro. Colher frutos diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea. Colocar as sementes para germinar,logo que colhidas,diretamente em recipiente individual mantido a pleno sol e contendo substrato organo-arenoso.A taxa de germinação é bastante baixa.O desenvolvimento das mudas é lento,ficando prontas para o plantio definitivo em 10-11 meses. FONTES:Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil. Google imagens.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

ESPÉCIES DO CERRADO MINEIRO.

Stryphnodendron adstringens-(Barbatimão,chorãozinho-roxo)
Planta decídua,heliófita,pioneira e seletiva xerófila da família fabaceae (Leguminosae),característica de formações abertas. Altura de 4-5m,com tronco de 20-30 cm de diâmetro,revestido por casca com ritidoma suberoso,escamoso,por vezes com cristas agudas. Folhas alternas,compostas bipinadas,com 5-8 jugas;folíolos em número de 6-8 pares por Pina,largamente elípticos a subglobosos,subcoriáceos e coriáceos. Apresenta nítida preferência por solos arenosos e de drenagem rápida. Madeira pesada,dura,com fibras muito reversas. Floresce a partir de meados de setembro,prolongando-se até o final de novembro.Os frutos amadurecem em julho-setembro. Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea. Colocar as sementes para germinar,logo que colhidas em recipientes com substrato organo-arenoso e mantidas em ambiente semi sombreado. O desenvolvimento das mudas é lento,levando de 10 a 11 meses para estarem prontas para o plantio definitivo. As cascas do caule atribui-se ação adstringente e anti-séptica, sendo usadas na forma de decocto, por via oral, em casos de blenorreia, hemorragias, úlceras e uretrites,10 externamente pode ser usada no tratamento de feridas ulcerosas e pele oleosa11 Por sua propriedade adstringente e estíptica, a planta é conhecida como "casca da virgindade" sendo seu chá muito procurado e usado por prostitutas. FONTES:Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil. Google imagens.

ESPÉCIES DO CERRADO MINEIRO

FLORÍFERAS DE MEIA SOMBRA E SOL PLENO.

Impatiens hawkeri W.Bull-(beijo-pintado)
Herbácea perene da família Balsaminaceae,ereta,suculenta,de florescimento decorativo,originária das ilhas dos Mares do Sul,de 30-50 cm de altura. Folhas simples,membranáceas,em conjuntos de 2-3 por nó,com nervura central de cor vermelha. As flores são grandes ,circulares,geralmente vermelhas com o centro branco.Atualmente ocorre variedades híbridas em que as folhas são diversamente coloridas,verdes,vermelhas e amarelas e as flores de cor vermelha,branca ou rosa. É cultivada protegida do vento em solo com terra rica em composto orgânico,de boa drenagem e mantida sempre úmida. Multiplica-se por estacas enraizadas. Fonte;livro-Plantas Ornamentais No Brasil.

FLORÍFERAS DE MEIA SOMBRA E SOL PLENO

Hymenocallis caribaea-(lírio aranha)
Herbácea bulbífera da família Amarilidaceae,originária das antilhas,com 60-80cm de altura,de folhagem e flores ornamentais. Folhas rosuladas,laminares,estreitas,longas e espessas. Inflorescências eretas em umbelas sustentadas por escapo sólido,com flores brancas,perfumadas,constituídas de segmentos lineares e uma coroa dentada,de tubo fino e longo. Cultivada em vasos ,isoladamente em solos drenáveis,férteis e mantido umedecido.Não tolera clim com invernos marcantes sendo mais indicada para regiões tropicais. Multiplica-se por separação dos bulbos. Fonte:Livro Plantas Ornamentais do Brasil.

terça-feira, 30 de junho de 2015

FLORÍFERAS DE SOL PLENO

Papaver orientale L.(papoula-do-oriente)
Herbácea perene da família Papaveraceae,hirsuta,de 1,20-1,40m de altura,pouco ramificada,com hastes eretas ,originária da região mediterrânea e Ásia. Folhas pilosas.As hastes são semelhantes a pedúnculos florais longos. Flores vistosas,brilhantes,de pétalas vermelhas com mancha preta ou violácea na base,ás vezes alaranjadas ou rosa-claro,formadas durante a primavera. Planta variável,conta com inúmeras cultivares,cujos nomes latinos as caracterizam;'Album','Plenum','Grandiflorum','Imaculatum','Nanum'e'Semiplenum'. Cultiva-se em terra enriquecida e irrigadas periodicamente.Aprecia o frio,florescendo mais no Sul. Multiplica-se por sementes postas a germinar diretamente no local definitivo.

FLORÍFERAS DE SOL PLENO

Lilium longiflorum(lírio japonês,lírio trombeta)
Herbácea bulbosa,ereta da família Liliaceae,não ramificada,originária da china,com 0,40-1,20 m de altura. Folhas distribuídas ao longo da haste vertical,cerosas e espessas. Flores terminais ,em grupos de 2-4,grandes,branco-cerosas,em forma de trombeta,com aroma característico.São produzidas geralmente em outubro e novembro e comercializadas como flor de corte. Cultivada em canteiros bem estercados e permeáveis.irrigar periodicamente. reproduz por

FLORÍFERAS DE SOL PLENO

Sparaxis tricolor( íris,esparaxis)
Herbácea bulbífera ,ereta,entouceirada,originária da África do Sul,de 20-30 cm de altura,com florescimento vistoso. Inflorescências terminais ralas,de 6-12 flores vermelho-escuras com o centro amarelo,formadas no final do inverno e durante a prima vera. Aprecia climas frios,onde floresce mais intenssamente.Perde as folhas no verão,ocasião em que os bulbos devem ser retirados do solo para serem replantados. multiplica se por bulbos.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

FLORÍFERAS DE SOL PLENO.

Iris pseudacorus L (íris amarela,bandeira amarela)
Herbácea com rizoma róseo internamente,apresentando 1,0-1,30m de altura,originária da Europa ,Ásia Menor,sibéria e norte da África. Folhas laminares glabras . Inflorescências em hastes cilíndricas ,eretas,ramificadas,com espata abrigando diversas flores de cor amarelo-brilhante,formadas na primavera e início do verão. Deve ser cultivada principalmente em locais de alta umidade ,como beira de tanques,lagos,canais e margens de pequenos rios.Aprecia o frio. Multiplica-se por divisão de touceiras.

FLORIFERAS DE SOL PLENO.

Iris germanica L (íris barbado,flor de lis)
Grupo de herbáceas rizomatosas da família Iridaceae,perenes ,muito floríferas,provenientes da europa,de 30-60 cm de altura. Folhas longas, laminares,de cor verde-azulada e dispostas em leque.Ocorre a forma variegada com folhas de margens brancas muito ornamentais, porém menos floríferas. Inflorescências terminais ,ramificadas ,geralmente com duas flores ,de cores variadas,principalmente brancas e azuis nas variedades antigas,formadas na primavera e verão.As variedades modernas são híbridas. Cultivada em solos ricos em matéria orgânica,com boa drenagem e irrigados a intervalos. Adapta-se com maior facilidade em regiões de clima frio,onde o florescimento é mais intenso.